12.5.09

Paradoxos do coração!!!


Em todo coração há uma sala interna onde guardamos nossos maiores tesouros e nossas dores mais profundas. Guardamos os esqueletos dos nossos antigos egos, os temores e inseguranças da infância e o terror da nossa dissociação do perdão e do amor de Deus. Construímos nossas vidas não tanto nas bases do amor de Deus quanto nos melhores esforços para funcionar, a despeito da Sua ausência. Cambaleamos para a idade adulta como seres magoados, muitos de nós levando os ferimentos da infância nos nossos corações como cicatrizes invisíveis. O contágio vaza dos lugares feridos da carne psíquica, expresso menos em lágrimas vulneráveis do que em gritos revoltados, até termos feito nosso trabalho interior. Até esse momento, os outros não sentem nossa dor tanto quanto a dor que infligimos neles por causa dela. O ciclo do sofrimento dá outra volta, infligindo em homens, mulheres e crianças medos que, se não forem eliminados, destruirão o mundo.

Terapia, exercício de espiritualidade, oração, meditação, grupos de homens, grupos de mulheres, seminários, retiros, tempo sozinho, lágrimas, escrever cartas, fazer rituais, procissão com amigos, ginástica, técnicas de cura, freqüentar a igreja, a sinagoga, ir a um ashram (comunidade hindu), à mesquita, freqüentar grupos de apoio, seguir os doze passos, queimar incenso, fazer listas, fazer indenizações, fazer diário, prestar serviço, fazer visualização criativa, fazer afirmações - Deus sabe que tudo ajuda e a esta altura Deus sabe que muita gente faz isso...tenta de tudo. Porém, algo completamente diferente acontece quando a pessoa que você ama diz: "Eu descerei ao fogo com você e sairei do outro lado. Eu vejo tudo e posso suportar tudo. Eu amo tudo. Vamos nos unir e trabalhar juntos."

Chega um ponto em que acabamos de fazer tudo o que podemos fazer sozinhos. Durante um longo tempo, muitos de nós sentiram a necessidade de renunciar a relacionamentos íntimos, enquanto fazíamos nosso trabalho interior, do qual esses dramas nos distraíam. Com tudo, o nosso emocional mudou agora. Neste ponto, precisamos de relacionamentos íntimos para seguir em frete com nosso trabalho interior. A intimidade se tornou nossa nova fronteira, porque a honestidade na vida é relativamente fácil, ao passo que honestidade com um parceiro íntimo é dez vezes mais difícil. Integridade na vida é relativamente fácil, mas integridade relacionada com um parceiro íntimo é muito mais confusa e o perdão, como um princípio, é fácil de conseguir, ao passo que perdoar um parceiro íntimo pode exigir mais sabedoria e graça do que nos consideramos capazes.

Comprometer-se com a dinâmica de um romance encantado é se comprometer a escalar uma montanha emocional, embarcando juntos numa jornada potencialmente perigosa. É dizer: "O que sabemos dos dramas do relacionamento não é o que desejamos agora. Nossa prece não é para repetir o passado. Convidamos o espírito de Deus para entrar conosco neste relacionamento, para transdormar os nossos pensamentos anteriores, abrir nossos olhos para a visão perturbadora que temos à nossa frente, para nos ajudar a não nos encolher de medo ante a beleza e o poder que vemos um no outro. Que o potencial deste amor se torne sua realidade."

Assim na terra como no céu. Durante o dia como durante a noite.

Eli Amorim.

0 comentários:

 
↑Top