17.6.09

Você pode fugir do seu destino???


Protagonista da comédia Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, Connor Mead (Matthew McConaughey, de Um Amor de Tesouro) é um desses homens que transpiram canalhice.
Como fotógrafo profissional, dedica sua vida a conquistar todo tipo de mulher que encontra pelo caminho. Sem escrúpulos ou remorso, não vê qualquer problema em terminar com suas amantes através de sua secretária ou por meio de uma conferência pela internet.
Quando é convidado para o casamento de seu irmão caçula Paul (Breckin Meyer, de Garfield - O Filme), Connor pretende impedi-lo. Afinal, para o rapaz, o amor não passa de um refúgio para os feios e ignorantes e o casamento, um ritual que apenas difunde tudo isso.
Para sua surpresa, ao chegar à festa, realizada na antiga mansão da família, Connor encontra o fantasma de Wayne (Michael Douglas), o boêmio e mulherengo tio que lhe ensinou todos os truques de conquistas. Após se mostrar arrependido de seus atos mundanos, o espectro alerta o rapaz sobre os três fantasmas que irão visitá-lo: as namoradas dos relacionamentos do passado, presente e futuro.
Esse é o mote desta espécie de paródia romântica do mais famoso conto natalino de Charles Dickens, Christmas Carol, em que o mal-humorado e avarento protagonista Ebenezer Scrooge é substituído pelo lascivo Connor Mead, por obra dos roteiristas Jon Lucas e Scott Moore (ambos de Surpresas do Amor). Connor recebe a visita dos “fantasmas” de suas ex-namoradas que o levam a uma hilariante e reveladora odisséia, visitando seus desastrosos relacionamentos do passado, presente e futuro! Juntas tentarão descobrir o que transformou Connor num idiota insensível e se ainda há esperança dele encontrar o verdadeiro amor ou se é uma causa perdida...
Um traço que permanece da história original é o confronto do personagem principal com três espectros, levando-o a questionar-se sobre como suas escolhas de vida o levarão a um fim trágico e solitário. Enquanto o Sr. Scrooge entende que família, amigos e espiritualidade natalina são mais importantes do que o dinheiro, Connor deverá descobrir que o amor verdadeiro - e monogâmico - é imprescindível.
Apesar de caricatural, McConaughey mostra-se bastante à vontade em seu papel de cafajeste em reabilitação. Porém, são os coadjuvantes que levantam o filme, como a namorada dos relacionamentos passados, Allison Vandermeersh (Emma Stone, de Superbad - É Hoje). Divertida, recebe os melhores diálogos, juntamente com os personagens de Michael Douglas e Jennifer Garner (aqui, o par romântico da história).
Dirigido por Mark Waters (de As Crônicas de Spiderwick) e concluído a toque de caixa para o Valentine's Day, dia dos namorados nos EUA celebrado 14 de fevereiro. Waters se sai tão bem que até esquecemos do ator principal - que não é nenhum Bill Murray. Caramba, perto de McConaughey, até o Tio Patinhas era mais expressivo.


Particularmente, em essência, o filme reconta aquela velha historinha de comédia romântica, do sujeito que abandonou o grande amor de sua vida, virou um canalha e agora, arrependido, tenta recuperar o tempo perdido. A novidade, antes de mais nada, é que a estrutura narrativa do conto se preserva: Connor aprende essas lições porque os fantasmas estão fazendo sua vida passar diante dos seus olhos em forma de flash.
E Ghosts of Girlfriends Past (Minhas adoráveis ex-namoradas) se beneficia desse formato. Pense que, normalmente, as comédias românticas trabalham com focos de drama - o momento em que os amados rompem, o momento em que ela quase casa com outro etc - e precisam encher linguiça entre esses picos emotivos. Aqui, como a narrativa é mais compacta (afinal, estamos sobrevoando os principais acontecimentos da vida amorosa do protagonista), não há muito o que enrolar.
Para os homens: por conta dessa ligeireza, portanto, saiba que é um filme menos torturante que os demais do gênero. Para as mulheres: a aglutinação desavergonhada de picos emotivos induz mais facilmente às lágrimas. Lembre-se do clássico de Dickens, com aquelas pessoas pobres de Londres passando fome e frio no Natal... Dar as mãos aos fantasmas de seu passado e de seu futuro é uma premissa que naturalmente pende ao sentimentalismo (ainda mais com Jennifer Garner fazendo sua típica cara de choro).

0 comentários:

 
↑Top