14.6.09

Felizcidade!!!



Hoje resolvi falar de felicidade, mas pra falar de felicidade, a gente precisa senti-la... precisa saber o que é este sentimento, desejo, estado de graça ou melhor, estado contínuo de graça... Então, resolvi fazer uma pesquisa básica sobre este assunto!!!

A felicidade é uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até à alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem ainda o significado de bem-estar ou paz interna. O oposto da felicidade é a tristeza. Em linguagem comum, quando se diz "estou feliz", está-se a utilizar o primeiro significado — o de emoção. Enquanto que se se diz "sou feliz", se está a utilizar o significado de bem-estar.

Acredito que a felicidade está muito perto do que imaginamos, a felicidade está em nossas escolhas, são as escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para que a felicidade se aproxime ou se afaste.

Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno.

Por que só podemos ser felizes formando um par, e não como ímpares? Ter um parceiro constante não é sinônimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo às expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com três parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.

Shakespeare teve uma bonita intuição ao dizer que o ser humano é "essência de vidro". Essa metáfora nos remete à necessidade do cuidado. Quebramos com facilidade. O certo é que, a consciência da fragilidade que nos constitui torna-nos ainda mais necessitados uns dos outros.

Eu também tenho medo de fracassar, medo de não alcançar minha realização. Minha essência de vidro está constantemente ameaçada. E é por isso que não me perdo de vista. É o que posso fazer. É um jeito que tenho de me ocupar com a felicidade que me é possível e dizer com a mesma simplicidade com que diz Adélia Prado: Eu não tenho tempo algum, porque ser feliz me consome!

Aprendi algumas coisas nestes meus 28 anos, e acredite, ainda falta muito a aprender, mas algumas coisas, se tornam memoráveis!!!

Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue a sua alegria, a sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.

A razão de ser da sua vida é você mesmo. A sua paz interior deve ser a sua meta de vida; quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda falta algo, mesmo tendo tudo, remeta o seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe dentro de si.

Pare de procurar a sua felicidade cada dia mais longe. E eu parei!!! Se está desesperado devido a problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busque no seu interior a resposta para se acalmar, você é reflexo do que pensa diariamente.
Pare de pensar mal de si mesmo, e seja o seu próprio melhor amigo, sempre.

Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso de aprovação para o mundo, que tem o melhor para lhe oferecer. Com um sorriso, as pessoas terão melhor impressão sua, e você estará afirmando para si mesmo, que está "pronto"para ser feliz.
Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar que a felicidade chegue sem trabalho.

Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.

Agradeça tudo aquilo que está na sua vida, neste momento, incluindo nessa gratidão, a dor.

Quando li o livro de Paulo Coelho, Nas Margens do Rio Piedra, Sentei e Chorei, percebi que a felicidade é tratada como uma escolha, assim como disse acima, são duas determinadas palavras que mudam completamente o nosso destino, são elas: "Sim" e "Não", como se fossem um instante mágico.

Acredito também que a tal felicidade está dentro de nós, como algo preso, que quer sair, mas que infelizmente, não prestamos atenção aos sinais... E estes sinais são evidenciados todos os dias, quando acordamos e no decorrer de nossas vidas, mas preste atenção, cada um tem o seu sinal, seria muita pretensão minha, tentar aqui, falar quais são os sinais... não tenho este poder! Mas, não fique triste com este meu pensamento, saberás reconhecer todos os sinais, tenho certeza!

Encontrei um texto muito bacana, porém não achei o autor, postarei aqui como desconhecido, caso alguém o/a conheça, por favor, me avise que darei os devidos e merecidos créditos!

Só por hoje
por Desconhecido

Só por hoje direi que estou de mal com a depressão e se ela der as caras aplicar-lhe-ei vinte bofetões de alegria.

Só por hoje darei alta aos analistas, psicólogos, psiquiatras, conselheiros, filósofos e proclamarei que se antes eu era porque era o que eu era, agora sou o que sou porque sou tão feliz quanto penso que sou. Como pensou que sou feliz, logo sou.

Só por hoje direi que a vida é uma festa, acreditarei que a vida é uma festa e farei da festa a minha vida.
Só por hoje tomarei um porre.

Só por hoje admitirei que todo homem nasce feliz, passa a infância feliz, depois cresce e esconde a felicidade para que não a roubem, só que daí esquece onde a colocou.

Mas só por hoje lembrarei que estás na minha mente.

Só por hoje rirei à toa e contar-me-ei uma piada tão velha quanto a história daquele sujeito que olhava por cima do óculos para não gastar as lentes.

Só por hoje, revelarei ao mundo que sou feliz e chamarei de absurda toda opinião contrária.

Só por hoje acreditarei que ri melhor quem ri por si mesmo.

Já estou rindo.

Só por hoje informarei a todos que sou tão feliz quanto resolvi ser.

Só por hoje guardarei a serenidade no baú e deixarei que a criança interior brinque comigo o tempo todo.

Só por hoje estarei tão bem-humorada que rirei até daquele anúncio que diz: "Vende-se uma mala por motivo de viagem."

Só por hoje admitirei que ser feliz é tão simples quanto dizer que sou feliz.

Só por hoje estarei tão feliz que não sentirei falta de sentir falta da felicidade.

Só por hoje expulsarei da minha casa a tristeza e hospedarei a alegria, o sorriso e o bom-humor.

Só por hoje abrigarei a felicidade sob o meu teto, vesti-la-ei com roupas de bem-estar, dar-lhe-ei a comida do sorriso, a bebida da alegria e a divertirei com conversas agradáveis e positivas.

Só por hoje me divorciarei do passado, romperei o namoro indecoroso com os males do presente e casarei indissoluvelmente com a felicidade.

Só por hoje hastearei a bandeira do bom-humor sobre meu próprio território.

Só por hoje decidirei que sou definitivamente FELIZ.

P.S: Adoro este meu estado pleno de FELIZCIDADE, quero que não seja só por hoje, e sim, em todos os dias que seguir, todas as horas e todos os instantes, quero ser uma pessoa que tenha a FELIZCIDADE como companhia sempre!!!

Vamos todos tirar a tal felicidade que temos dentro de nós, Agoraaaa!!!

Beijos,

Eli Amorim.

0 comentários:

 
↑Top